Nesta "obra" se faz, em texto (Joel Cleto) e fotografia (Sérgio Jacques), a crónica de uma peregrinação, em bicicleta, entre a Praça da Ribeira nas margens do "Douro", no Porto, e a Catedral de Compostela, na Praça de "Obradoiro". Seguimos os antiquíssimos caminhos medievais para Santiago,atentos à História, às Lendas e ao Património, mas espreitando sempre a modernidade que, há mais de mil anos, teima em caracterizar esta via de "peregrinos" de diferentes fés, movidos por muitos e díspares motivos, interesses e desafios.

ABSTRACT

This blog is about the story of a pilgrimage from “Ribeira” Square, by the “Douro” River in Porto (Portugal), to the Cathedral of Compostela, in the Square of “Obradoiro”. Through text (Joel Cleto) and photograph (Sérgio Jacques) we follow the ancient medieval St. James’ Ways by bicycle, recording the History, the Legends and the Heritage, but always observing the modernity that, for a thousand years, goes on characterizing this way of “pilgrims” of different faiths, inspired by many reasons, interests and challenges.

O CAMINHO NO INTERIOR DO PORTO - 1

Arcos da Ribeira. Largo da Lada


Chegado à margem sul do Douro, e já em face do burgo portuense, ao peregrino medieval colocavam-se de imediato dois obstáculos: o rio e as muralhas que cercavam, na margem oposta, a cidade do Porto. A travessia do Douro fazia-se obviamente de barco. A primeira ponte minimamente estruturada que ligou o Porto a Gaia - a Ponte Pênsil - data apenas da segunda metade do século XIX. Houve, contudo, experiências anteriores de algum sucesso. Caso da "ponte das barcas" que, como o próprio nome indica, se baseava no assentamento de passadiços sobre barcas acorrentadas umas às outras e, por sua vez, presas às duas margens. Tratava-se, no entanto, de estrutura muito instável, só para peões, e sujeita a permanentes "desmontagens" pelos mais diversos motivos, um dos quais as assíduas cheias do Douro. Por outro lado, os desastres repetiam-se, sendo o mais famoso de todos o ocorrido no dia 29 de Março de 1809, durante a invasão e conquista do Porto pelas tropas napoleónicas: nesse dia centenas de portuenses terão morrido numa fuga precipitada para a "ponte das barcas" que, qual armadilha mortal, se encontrava aberta a meio do seu "tabuleiro". As "alminhas da ponte", sempre repletas de velas e flores, continuam a relembrar e a perpetuar na actualidade aquele que ainda é considerado como um dos dias mais negros da cidade do Porto

Fosse de barco ou através daquele tipo de estrutura "móvel", o peregrino para Compostela que atravessasse o Douro tinha, em seguida, que penetrar no burgo através das suas muralhas. Embora alguns troços das velhas muralhas medievais sejam ainda visíveis em muitos locais da cidade, na zona ribeirinha elas são já praticamente inexistentes ou estão bastante alteradas e/ou dissimuladas. São ainda visíveis, no entanto, algumas das antigas portas e postigos (como o do "Carvão") que se abriam na muralha e que permitiam a entrada, a partir do rio, de gentes e de mercadoria.
Cidade portuária e comercial por excelência, as muralhas junto ao rio eram um estorvo para o Porto, nomeadamente a partir do Renascimento e do grande envolvimento da cidade no comércio marítimo e na epopeia da Expansão. A partir de então esta zona ribeirinha é significativamente intervencionada, despojada de parte das muralhas e, definitivamente, aberta para o rio e para os seus cais, com a fixação de uma praça (a da "Ribeira") e a edificação de uma extensa arcada que, em grande medida, se abre/rompe entre os panos do muro medieval, tornando-se num dos elementos mais emblemáticos da beira-rio. Esta "nova" muralha, sobre a qual continua a correr o antigo passadiço, pomposamente rebaptizado pela designação rua de Cima do Muro, é pois, na sua base, caracterizado por uma série de arcadas de volta perfeita. Muitas delas, as mais amplas, estão convertidas em lojas, adegas e restaurantes. Outras, no entanto, mantém a sua funcionalidade original: permitir o acesso e a total permeabilidade ao interior da velha cidade medieval, às ruas, vielas, becos e escadas dos quarteirões do Barredo, da Lada, dos Mercadores...

Ribeira. Lojas tradicionais e esplanadas turísticas


Tal como no passado, na actualidade o comércio continua a caracterizar a zona ribeirinha do Porto. Vocacionadas preferencialmente, nos nossos dias, para o turismo, muitas das lojas permanecem no entanto com o aspecto tradicional dos estabelecimentos que até há poucas décadas abasteciam, juntamente com o mercado que aí funcionava ao ar livre, os quarteirões medievais da cidade. Hoje os produtos vendidos já não chegam directamente do rio, nem são provenientes na sua maioria das margens do Douro. Mas muitas das lojas continuam a fazer questão de vender - e disso fazer publicidade - as azeitonas, compotas, nozes e uvas do Alto Douro, as laranjas, vinho e presunto da Régua e de Lamego, as cerejas de Resende... O que já dificilmente se encontrará é o sável do Araínho, as lampreias de Entre-os-Rios ou a sardinha da Afurada. Inevitável e incontornável é, contudo, o Vinho do Porto.



Praça da Ribeira. "Cubo" de José Rodrigues


A Praça da Ribeira é dominada, desde 1976, por uma escultura - o "Cubo" - de um dos mais conceituados escultores portugueses do último quartel do século XX: José Rodrigues. Esta obra tornou-se de tal forma emblemática que, para muita gente, nomeadamente para as novas gerações, o local foi rebaptizado com o nome de "Praça do Cubo". Espaço desde sempre de referência na cidade, a Ribeira e a sua Praça perderam, nas últimas décadas, muito do seu tradicional bulício mercantil, magistralmente documentado por Manoel de Oliveira, em 1931, em "Douro - Faina Fluvial". Mas, por outro lado, ganharam imensa vida com o Turismo e a animação nocturna em concorridos pubs e discotecas. E o "cubo" assume-se muitas vezes, neste contexto, como um ponto de encontro nestas deambulações e "peregrinações" turísticas ou nocturnas pela cidade.
O "cubo" assenta sobre uma fonte que, na sua edificação, reaproveitou várias pedras recuperadas no local. Curiosamente uma intervenção arqueológica aqui realizada revelou a preexistência, neste mesmo sítio, de um anterior tanque ou fonte. Este terá sido, portanto, um local onde provavelmente muitos peregrinos para Santiago ter-se-ão refrescado antes de iniciar a subida da cidade, em direcção à sé catedral e/ou das portas de saída para Norte.




Rua da Bainharia



Vencido o rio, atravessada a muralha da cidade, e depois de se perder, e de se encontrar, no meio da azáfama e do colorido ribeirinho, eis que o peregrino tem que retomar o seu caminho. E, a partir da beira-rio, há que subir. Seja em direcção à catedral e ao burgo episcopal, no alto do morro da Pena Ventosa, seja, de um modo mais apressado e directo, em direcção às portas que se abriam para Norte. Mas não há engano possível: é subir, subir sempre, vencer a encosta ao longo da qual, como numa cascata, a cidade se foi encavalitando ao longo dos séculos.O eixo vital nessa ascensão, da Ribeira à Sé, foi, durante muitas centúrias, o definido pelas estreitas e antiquíssimas ruas dos Mercadores, Bainharia, Escura e de Santana. Este troço é tão antigo que faria já parte do traçado da importante estrada romana que atravessava o povoado e se dirigia para Bracara Augusta (actual Braga). De resto, os achados e trabalhos arqueológicos dos últimos anos vêm atestando tal hipótese. Este antigo eixo, de circulação fundamental para o Porto mediévico, tem início junto à Praça da Ribeira, na Rua dos Mercadores. As mais antigas referências documentais a esta artéria datam de 1309 e é, então, designada por "rua per hir vam a ribeira", mas, em 1374, é já referenciada como rua dos Mercadores, designação que, obviamente, se prende com o facto de, dada a proximidade ao rio e à vida mercantil ribeirinha, ter sido aí que prioritariamente se estabeleceram as residências e estabelecimentos dos mercadores do burgo.


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Rua dos Mercadores



Este mesmo documento, de 1374, reveste-se de grande importância para a história da cidade já que se trata da carta do rei D. Fernando pela qual o monarca proibiu, aos nobres e prelados do reino, a permanência no Porto por mais de três dias. E, como que atestando que estamos perante aquela que, durante séculos, foi uma das principais ruas do burgo - se não a principal e mais rica - este mesmo documento reforça a importância desta artéria ao deixar claramente expresso que é negado aos nobres, prelados e outros poderosos do reino exigirem o seu direito de aposentadoria nas estalagens e mosteiros da cidade, bem assim como na... rua dos Mercadores. Certamente porque aqui se encontrariam as mais belas e ricas casas da cidade, logo, as mais apetecíveis e cobiçadas pelos nobres medievais para exercer a exigência desse seu direito.

A Rua dos Mercadores, já calcetada nos finais da Idade Média, além de ter servido de passagem aos peregrinos para Compostela, abrigou também, durante séculos, estruturas assistenciais que, seguramente, foram por estes utilizadas. Terá sido o caso do Hospital e Albergaria de Santa Clara, com origem provável anterior ao século XIII e que serão entregues, no século XVI, à Misericórdia do Porto pelo rei Manuel I. Plantas antigas da cidade, nomeadamente de 1789, ainda referenciavam, na Rua dos Mercadores, um "Hospital dos Velhos e Inválidos de Santa Clara". Por essa altura ainda muitos mercadores possuíam ali lojas. Contudo, com a abertura das "amplas" ruas iluministas que, na segunda metade do século XVIII e no XIX, passaram a ligar a parte "alta" da cidade à Ribeira, como é o caso da rua de S. João, que lhe corre paralela, a Rua dos Mercadores perdeu quase toda a sua importância como eixo de circulação fundamental da cidade e a decadência e ruína muito rapidamente tomaram conta desta antiga "estrada". Hoje é, indiscutivelmente, uma das mais apagadas, desertas, desabitadas, arruinadas e tristes ruas do Centro Histórico do Porto. Mas é por aí que, na peugada do peregrino medieval, se deve prosseguir.

. Rua de Santana. Pormenor do nicho-altar do Arco de Sant'Ana


Calcorreadas as ruas dos Mercadores e da Bainharia, o peregrino na sua subida para a sé catedral do Porto tinha ainda, na Idade Média, que ultrapassar uma segunda linha de muralhas que delimitava o núcleo urbano mais restrito, central, antigo e episcopal. Lá em baixo, junto ao rio, ficara a muralha dita “Fernandina”, estrutura gótica cuja construção se iniciou na segunda metade do século XIV e que, em boa verdade, se fica a dever mais a Afonso IV que a Fernando I. Mas agora, a meia encosta, erguia-se um muro bem mais antigo: a Cerca Românica, edificada fundamentalmente nos séculos XII e XIII, mas aproveitando também troços das antigas muralhas romanas e alti-medievais. Para a ultrapassar, e penetrar no último reduto da cidade, havia apenas quatro portas, sendo que a que estava mais vocacionada para o acesso à zona ribeirinha e mercantil, donde provinha a maioria dos peregrinos, era a Porta de Sant’Ana, localizada na rua com o mesmo nome.



Referenciada por vezes, na Idade Média, como "Portal", esta entrada passa a estar associada, pelo menos desde o início do século XVI, a um nicho dedicado à Mãe da Virgem, Santa Ana, que não só congregará grande devoção como acabará por designar a própria porta. Objecto de várias intervenções ao longo dos tempos, o aspecto actual deste "nicho" resulta de um arranjo muito recente (anos '90 do século XX), com base na estrutura setecentista relativamente imponente que albergava a famosa imagem de Sant'Ana, com a Virgem e o Menino.



O arco que, neste local, se abria na muralha românica e definia a porta - o Arco de Sant'Ana - foi demolido em 1821. A memória da sua existência era, contudo, muito viva e presente quando, entre 1832 e 33, durante o histórico Cerco do Porto, Almeida Garrett habitou nas proximidades, inspirando-o para uma das suas obras mais famosas: "O Arco de Sant'Anna".



Curiosamente, durante este mesmo período, ou pouco depois, além de Garrett, aqui perto viveram também dois outros destacados escritores do século XIX: Alexandre Herculano e Camilo Castelo Branco.



Rua das Aldas


Após atravessar o Arco/Porta de Sant'Ana, o peregrino penetra no último reduto muralhado do burgo. A ascensão à catedral transforma-se contudo, a partir daqui, numa escalada ainda mais intensa ao longo das vertentes, muitas vezes escarpadas, do morro da Pena Ventosa, piedosamente (re)baptizado por Morro da Sé. Mas este é, também, um Porto bem característico e de grande densidade populacional, um Porto ladeirento, de quebra costas, de sucessivas escadas e ruelas inclinadas, vielas a somar a vielas, ruelas estreitas, azinhagas, congostas, becos e pátios minúsculos. É uma malha urbana densa, caótica, labiríntica, abrigando, da Idade Média a meados do século XX, um grande e intenso formigueiro humano. Um Porto que Armindo de Sousa (1994) sintetizou magistralmente como sendo uma cidade "cujo quotidiano era vida de muito esforço, de muito carreto às costas e no lombo, freima de carrejões e de mulas, passerelle de albardas, rodouços e surrões. Formigueiro imundo e feio, trabalho que ninguém cantou nem quis - mas que foi e fez a Cidade".



Porto. Terreiro da Sé



No alto do morro da Pena Ventosa fica a acrópole episcopal. Hoje mais do que no Passado. Porque na Idade Média, além da catedral românica, este era também um espaço de feira e de mercado, de paço municipal, de burgueses e artífices. Aqui se implantavam e se estendiam, quase até à porta da igreja, casas de residência e espaços oficinais. E talvez alguma das seis hospedarias que os peregrinos para Compostela utilizavam e que sabemos terem existido no Porto entre os séculos XIV e XV. Além de duas outras, fora das muralhas, mas muito próximas, em Miragaia e em Vila Nova (de Gaia). Mas já antes, bem antes, no tempo do Condado Portucalense de D. Teresa, nos inícios do século XII, existia no Porto uma albergaria, de evocação a Nossa Senhora da Silva, destinada ao apoio dos peregrinos.




Mas, regressemos ao topo da elevação da Pena Ventosa. Na actualidade é, com efeito, um espaço quase exclusivamente eclesiástico. A sé catedral e o Paço Episcopal, residência do Bispo do Porto, emergem, imponentes, no amplo terreiro que se estende junto às fachadas destes imóveis. Mas não era assim na Idade Média. Não era assim, ainda, nas primeiras décadas do século XX ! Como em todos os núcleos urbanos medievais, as ruas e as casas estendiam-se quase até à porta da catedral. Nos finais da década de '30 e na primeira metade da de '40 do século passado procedeu-se, contudo, a extensas demolições que, "desafogando" e "monumentalizando" a igreja, muito no contexto nacionalista da época, empenhado na "valorização" dos "monumentos pátrios", provocaram o total desaparecimento dos quarteirões que se desenvolviam à face da catedral, dando origem ao "Terreiro da Sé" - uma invenção, portanto, do século XX. Como, de resto, o pelourinho aí colocado em... 1945!




Porto. Turistas junto à Sé


Construída ao longo dos séculos XII e XIII, a Sé do Porto assume uma imponência superior às outras catedrais românicas construídas nessa época em Portugal, nomeadamente as de Lamego, Braga, Lisboa e Coimbra. Para tal muito contribui o facto de se implantar num local elevado e dominante sobre a envolvente e o rio. Condição estratégica que, curiosamente, fez com que desde muito cedo este local se tenha visto relacionado com Santiago. Com efeito, a tradição afirma que foi daqui que, no século IX , o rei asturiano Afonso II levou consigo para Compostela, para o santuário que então se construía em honra de Santiago, um conjunto de colunas de mármore que fariam parte do palácio de Portus Cale, que se localizava no topo desta elevação e que, até então, se encontrara na posse dos muçulmanos.


Mas, também segundo a tradição, a relação do Porto com Santiago é ainda mais antiga. Dataria, mesmo, da época em que o santo terá desenvolvido a sua acção evangelizadora na Hispânia. Isto porque um dos sete discípulos que o auxiliaram nessa missão, S. Basileu, foi o primeiro bispo do Porto e teria sido sagrado pelo próprio Santiago.


Uma antiquíssima imagem em madeira de Santiago, com mais de um metro e meio de altura, evoca ainda hoje, no altar que lhe é consagrado no interior da sé, a relação da cidade com o santo e os seus peregrinos.









Percurso no interior da cidade medieval. Da Ribeira à Porta do Olival (junto ao actual Jardim da Cordoaria): Ribeira - Praça da Ribeira - Rua dos Mercadores - Rua da Bainharia - Rua de Santana - Largo e Escadas do Colégio - Largo da Pena Ventosa - Rua das Aldas - Largo Dr. Pedro Vitorino - Terreiro da Sé - Rua Escura - Rua da Bainharia - Travessa da Bainharia/Rua Mouzinho da Silveira (sobre o Rio da Vila) - Largo S. Domingos - Escadas da Vitória ou da Esnoga (Sinagoga) - Rua da Bateria da Vitória - Rua de S. Bento da Vitória - Fonte da Porta do Olival (Edifício da Cadeia da Relação/Campos Mártires da Pátria).




14 comentários:

Isabel Victor disse...

Companheiros !!!

Fiquei tão contente com esta vossa chegada Blogesfera ...

Bom trabalho.
Vou passando ...

isabel victor

Isabel Victor disse...

Aquela fotografia da rua dos mercadores dá (é) um poema ...

fantástica, Sérgio !

b*

Gaivota Maria disse...

Cá estou Joel a dar-lhe todo o meu apoio (como de costume). Só tenho pena de não poder ir convosco, mas bicicleta é algo incompatível comigo
VoOu acompanhar este blog atentamente e desejo-vos um grande êxito. Espero poder estar presente à vossa chegada a Compostela.
Beijo de uma Gaivota Maria

William Gavião disse...

O meu bem haja ao Dr.Joel Cleto pelo grande envolvimento, empenho e tão nobre contributo que vem prestando e desenvolvendo a serviço da história e nossa identidade cultural e humana. O meu bem haja a toda equipe e membros deste maravilhoso projecto. Os meus mais sinceros votos de admiração e carinho. A todos os meus parábens!

"Uma grande caminho se faz com o primeiro passo...e esse já os deram"

William Gavião
Actor e encenador

Gládio Cinico disse...

Caro Joel

Mais um trabalho fascinante, metendo os pés - os melhor, as rodas - a caminho de Santiago.

Abraço
Tóluis Castro

Unknown disse...

Grato pelo retrato! Vou divulgar a outros entusiastas.
Para a próxima gostava de saber quando partem e quando chegam, para poder marcar presença!
Sugiro mais fotografias dos locais por onde passam.
Joel, um grande abraço!
Salcedas

Gaivota Maria disse...

Caríssimo Joel
Pergunto-me porque razão estou a receber comentários para si e que o Joel já tem aqui, na minha caixa do correio do blog. É o caso do Gládio e do Eduardo. Será que é alguém que conhece bem a gaivota Maria? Beijo para todos vocês

PS Será porque o meu email aparece, também não sei como , mesmo aqui em baixo?

helena disse...

Meu amigo Joel

Fiquei muito contente por ver que concretizaste mais uma aventura e, concerteza, também um sonho!

Este merece ser comemorado num jantar e numa nova casa

Breve dou noticias

Beijinhos e muitas saudades

Helena

Chapa disse...

Sérgio
Hoje é o dia das surpresas. Depois de encontrar um link para o blogue da Isabel, acabei por encontrar o caminho para aqui.
Um abraço do Chapa

Gaivota Maria disse...

Acho que já descobri a razão. Como asinava como Maria, aparecia o meu email e o sistema endereçava para lá os comentários ao vosso blog. Vou passar a usar o login.
Um abração Isabel Lago

Isabel Victor disse...

Ah, cá está o vosso Porto Canal !!!

Abençoado "Mundo novo" :))

Beijos ** um para Sérgy outro para Joel

e onde está o meu amigo Jonatas (bloguista junior Cleto)?!

para ele, tudo.tudo.tudo !!!

mtmv disse...

Parabéns!
Ao fim de todos estes anos continuas a surpreender-me!
beijos

Tiago Bessa Meneses disse...

Ao ter conhecimento deste Projecto, e sendo eu uma pessoa intrinsecamente ligada ao fenómeno desportivo, não podia deixar de enviar uma mensagem de congratulação e incentivo. Então cá vai: Para toda a Equipa, e para o Dr. Joel Cleto em particular, votos de grandes pedaladas (atenção aos excessos de velocidade), descobertas (nunca se sabe o que este Mundo nos reserva/oferece) e acima de tudo de criação de fortes laços de amizade entre todos os envolvidos.
Saudações histórico-desportivas,
Tiago Bessa Meneses

Miguel disse...

Carissimo Confrade Joel
Belíssimo trabalho sobre os Caminhos.
Estou expectante para ver outros mais sendo eu um grande aficionado deles.

1 abraço e um queijo da serra
Miguel Sampaio